quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra, resgatando Nossa História

A Prefeitura de São Bernardo do Campo antecipou o feriado do Dia da Consciência Negra para 16 de novembro (sexta-feira). A medida, determinada pela Lei Municipal 6.231, aprovada pela Câmara, em 31 de outubro, e promulgada pelo prefeito antecipa em caráter excepcional o feriado, celebrado no dia 20 deste mês.
Com essa resolução, que também contempla reivindicação da indústria, comércio e empresas de serviços da cidade, a Administração busca evitar que a população de São Bernardo seja prejudicada caso necessite usar os serviços públicos neste período.
A História de um Povo. A Nossa História
Não existe história sem povo. A bem verdade, Povo sem história é povo sem memória.
Zumbi dos Palmares, conhecido líder quilombola. Sua história começa em 1655 com seu nascimento em Alagoas, em um dos mocambos de Palmares. O seu nome vem do quimbundo “nzumbi”, e quer dizer “duende” (no Brasil, a tradução também é interpretada como “fantasma”). Com apenas sete anos, em 1662, Zumbi é capturado por soldados e entregue a um padre (Pᵉ. António Melo) que se torna responsável por sua formação. Batizado na igreja Católica como Francisco, ele ajudava nas missas além de estudar Português e Latim.
Registra a história, que o Quilombo dos Palmares (agrupamento de escravizados fugitivos) localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, resistiu mais de 100 anos aos ataques dos senhores de escravos no Século XVII. Considerada a 1ª República Livre das Américas, o Quilombo teve como último grande líder Zumbi dos Palmares, além das lideranças femininas Acotirene e Dandara.
Ainda no Segundo Milênio, mas, no Século XX, o Grupo Palmares de Porto Alegre realizou o primeiro ato público em homenagem a Zumbi em 20 de novembro de 1971. A data, então, passou a ser considerada informalmente pelo movimento negro como Dia Nacional da Consciência Negra. Em 1995, Zumbi foi declarado oficialmente herói nacional pelo governo brasileiro. Em são Bernardo, o feriado municipal de 20 de novembro foi comemorado pela primeira vez em 2009. Nos anos seguintes, a Gerência de Política para a igualdade Racial, criada em 2010, considerou as comemorações e, este ano, o feriado foi antecipado para o dia 16 de novembro.
__________________________________________________________________________________________________________

Fonte Material e Referências Bibliográficas:
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss: Editora Moderna, 2009, 3ª edição.
PEDRO, Antonio. História da Civilização Ocidental Integrada - Geral do Brasil, Editora FDT, 1997.
Enciclopédia do Estudante, Volumes: 1,2, Editora Abril Cultural, 1976.
Internet: www.wikipedia.org
 

0 comments:

Matérias de caráter meramente informativo, escopo precípuo, pensamento jurídico, com ênfase em lei, doutrina e jurisprudência, sujeitas a alterações, nos termos da lei ou erro material.
Todos os Direitos Reservados. | Lunna Chat 2010 - 2020

Designed By : BloggerMotion