terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Maria Fumaça “Uma viagem no tempo!”

Verão. Férias! Fascinante viagem, conforme Haroldo Castro (globo.com) que é “quase impossível ir a Tiradentes pela primeira vez e não fazer o passeio de Maria Fumaça que liga a cidade colonial a São João Del-Rei. Há sempre uma criança dentro de nós, entusiasmada com um trem que se move, com um apito vibrando ou com o barulho constante das rodas de ferro nos trilhos”.

Afirma já ter realizado o mesmo trajeto há 28 anos (1986), contudo não resistiu ao convite de pode fazê-lo novamente, concluindo rapidamente que nos últimos 28 anos, poucas coisas mudaram no ambiente ferroviário mineiro, e diz: “as antigas locomotivas continuam tão charmosas como antes.”

Razões assiste em suas explicações “viajamos em uma bitola de 76 cm, a mais estreita do Brasil, e que nossa locomotiva 41 foi fabricada em 1912 nos Estados Unidos pela empresa Baldwin Locomotive Works da Filadélfia. Relato também que o trecho de 12 km no qual viajamos é o único que sobrou de uma longa linha férrea inaugurada em 1881. Os estrangeiros agradecem e me oferecem, em troca, um chocolate mineiro.”

(Imagem: globo.com).

Pertinentes informações passa Haroldo Castro que “Segundo os que tentam preservar a história ferroviária brasileira, teriam existido até pouco tempo 18 locomotivas com a “bitolinha” de 76 cm, todas fabricadas pela mesma Baldwin entre 1880 e 1919. Muitas delas ainda estão no Museu Ferroviário, mas não funcionam; poucas (como a 41, a 42 e a 68) continuam em operação. Outras viraram sucata. A Baldwin chegou a ser a maior fabricante mundial de locomotivas e teria produzido mais de 70 mil máquinas entre 1832 e 1956. Com a mudança de tecnologia, a empresa faliu em 1972. Fim de linha. Para nós também: chegamos a São João Del-Rei.” Conteúdo publicado em http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/

Em fim, São João Del Rei fica situado na Região Central de Minas Geral. Nesta região tem-se, também a Ferrovia Centro Atlântica. Região muita bonita, inclusive está situada na rota da Estrada Real. Ressaltando que toda e qualquer via terrestre aberta na época do Brasil Colônia era chamada de Estrada Real. Tendo por escopo controlar o escoamento da produção do interior para o litoral, fiscalizando a circulação das riquezas. Sobre o caso, via que integra as principais cidades históricas de Minas Geral.

Fonte material e referencias bibliográfica:
http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/
www.institutoestradareal.com.br/
























0 comments:

Matérias de caráter meramente informativo, escopo precípuo, pensamento jurídico, com ênfase em lei, doutrina e jurisprudência, sujeitas a alterações, nos termos da lei ou erro material.
Todos os Direitos Reservados. | Lunna Chat 2010 - 2020

Designed By : BloggerMotion