CORRUPÇÃO: Fator de progresso?
Violento, Avaro, Corrupto e Compulsivo Sexual, eis, em tese, a natureza do homem!
Repensando a ética, (Antenor Batista, 2005), segundo ele atualizada, o informa na capa de rosto, que viver um problema, e conhecer a verdade ou o porquê das coisas, nem sempre é confortável, porém, é o ideal quem quiser se posicionar no vasto campo do saber. Este é o espírito e objetivo da obra. Por meio de seu todo, também versa versar sobre diversas espécies de corrupção e comportamentos. Relaciona sobre tipos de efeitos progressistas, paradoxais, como crítica construtiva, segundo ele por meio de pesquisa, em que atua o ser humano, desestimulando a prática do que é ruim ou do mal e incentivando o exercício do bem, evidenciar o que há de ruim no homem ou no ser humano, com a intenção de chamar a atenção do leitor a respeito de possíveis conseqüências de uma conduta perversa, enganosa e desleal. Assim, o Autor desta obra traz a origem da corrupção:
“A corrupção ou inclinação para ser corrupto ou corruptor é um dos ingredientes da natureza humana, acionada pelo egoísmo. Este, por sua vez, aciona a ambição. Ambos são muitos dinâmicos. Logo, a corrupção e seus terríveis efeitos também o são. Aliais tudo no Universo é dinâmico, nada é estático; cujo comportamento pode aumentar ou diminuir, segundo as instituições e as regras; partindo do princípio de que o Estado representa as instituições de forma globalizada. Daí a importância de o Estado ser forte. Haja vista que nos países em que o Estado é estruturado com elevado conceito ético e poder de polícia sempre vigilante, a corrupção é mínima e o espírito de cidadania desse povo é mais voltado para o bem comum e para o saber...
....A origem da violência, da avareza e da corrupção é um tema relevante, com raízes em todos os campos de estudo, particularmente no âmbito da sociologia, da antropologia e da psicologia... O ser humano possui, dentro de si:
1. O verme da violência, da avareza, da corrupção e de outros parasitas;
2. Um pouco da bondade preconizada por Jesus Cristo ou por outros humanistas;
3. Um toque de sabedoria e de intuição;
4. Uma fagulha de divindade;
5. A inteligência do instinto;
6. A perversidade;
7. Malícia;
8. O veneno da cobra ou da maldade;
9. A vaidade do pavão ou da luxúria;
10. Agressividade felina;
11. Uma pitada de inspiração dos profetas ou dos mestres;
12. Um pouco de loucura;
13. Narcisismo e perversão sexuais, em geral camuflados;
14. Coragem;
15. Estupidez;
16. Falsa moral, etc.
Qualquer desses componentes, dependendo das circunstâncias, poderá se sobrepuser aos demais, para o bem ou para o mal. Todavia, a corrupção, a violência e avareza, são fenômenos tão antigos quanto a humanidade. Ainda assim, por mais disseminada que esteja a corrupção, sempre haverá pessoas honestas, considerando que os elevados valores do ser humano podem reverter quadros do existente corrupto, para os de pessoas honestas...”
“A felicidade está naqueles que se satisfaz com o que têm” (Aristóteles).
__________________________________________________________________________________
0 comments: