sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Caráter

Num recente bate papo entre amigos, fui indagado do por que de um sujeito mudar tão repentinamente de suas palavras e opiniões. Referiam-se com certeza, a um sujeito que faz parte da sociedade, a qual eles também são integrantes, pressuponho.

Inicialmente, o pensamento socrático nos diz: a virtude é o conhecimento, e o vício existe em função da ignorância. Dessa forma, cada parte da alma humana exerce uma função, e estas funções delimitadas, sincronizadas e direcionadas para seus fins são a causa da ordem e da coordenação das atividades humanas. Logo, as diversas faculdades humanas estão dotadas de aptidão para virtude.

Pois bem! O modo como o indivíduo age moralmente, ou o seu comportamento moral numa dada situação, não é algo totalmente espontâneo e imprevisto, mas está inscrito como uma possibilidade no seu caráter. Isto é, seu modo de decidir e de agir não é casual, mas corresponde a uma maneira de reagir, até certo ponto constante e estável, diante das coisas e dos outros homens. Isso significa também que, embora não possamos dissociar o comportamento do indivíduo da sua condição de membro da sociedade e tampouco de certas formas genéricas ou sociais de comportamento individual, devemos atribuir-lhe formas particulares e originais e, ao mesmo tempo, relativamente estáveis, de comportar-se, às quais corresponde o seu moral. Estas formas, podemos considerar como características mutuamente ligadas entre si, que formam uma totalidade indissolúvel, constituem o caráter de uma pessoa.

O caráter não é, pois, algo constitucional ou invariável, mas algo adquirido, modificável e dinâmico. Em seus traços, destaca-se algo que é muito importante do ponto de vista moral: a relação do indivíduo com os outros. Como a moral tende a regular o comportamento dos homens e, lado outro, realiza-se sempre nos atos individuais que se referem, pelas suas consequências, aos outros, o caráter reveste uma grande importância tanto para a moralização dos indivíduos quanto para a moralização da comunidade. O indivíduo pode adquirir uma série de qualidades morais sob o influxo da educação e pela condição empírica da própria vida social. Essas qualidades morais, adquiridas pelo indivíduo, nele presente como uma disposição caracterológica que se atualiza ou se realiza numa situação concreta, tradicionalmente foram designadas com o nome de virtude!

Em suma: Considerando que o indivíduo é pessoa humana, considerada quanto às suas características particulares, físicas e psíquicas. Assim sendo, o caráter é conjunto de qualidades (boas ou más) de um indivíduo, que lhe determinam a conduta e a concepção moral resvestida por uma personalidade, sendo que esta é atributo de qualidades do ser de uma pessoa. Logo, se dissermos que determinada pessoa tem uma personalidade ajustada, por exemplo, podemos definí-la, como sendo-a dotada de temperamento - amável e bom caráter.
_________________________________________________________________________________

FONTE MATERIAL E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ADEODATO, João Maurício. Filosofia do Direito 2ª edição, Editora Saraiva, 2002.
BITTAR, Eduardo C. B, Curso de Filosofia do Direito 2ª Edição, Editora Atlas, 2002.
BATISTA, Antenor. Vendilhões de DEUS e do DIABO, Editora Juarez de Oliveira, 2003.
BATISTA, Antenor. CORRUPÇÃO 6ª ed. - Fator de Progresso? – Editora Juarez de Oliveira, 2005.
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico, Editora Martins Fontes, 1999.
HORCAIO, Ivan. Dicionário Jurídico Referenciado 2ª edição: Primeira Impressão, 2007.
ILHERING, Rudolf Von. A Luta Pelo Direito 2ª edição, Lumen Juris, 1998.
NETO, Henrique Nielsen. Filosofia Básica: Editora Atual, 1985.

1 comments:

  1. Pai muito obrigado por esse momento, esse aniversário dos meus 37 anos vai ficar marcado por toda minha vida, percebo hoje o quanto deixei de aproveitar sua companhia, do fundo do meu coração, MUITO OBRIGADO, TE AMO.

    ResponderExcluir

Matérias de caráter meramente informativo, escopo precípuo, pensamento jurídico, com ênfase em lei, doutrina e jurisprudência, sujeitas a alterações, nos termos da lei ou erro material.
Todos os Direitos Reservados. | Lunna Chat 2010 - 2020

Designed By : BloggerMotion