Recente pesquisa aponta que a maioria acha a preservação do meio ambiente, mais importante do que o crescimento econômico.
O que é meio ambiente? Entende-se por meio ambiente o conjunto de condições, leis, influencias e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (artigo 3° da Lei 6.938/81). Aspecto legal. Essa conceituação legal, no entanto, não abrange a noção de meio ambiente como um todo, mas se restringe ao aspecto natural do meio ambiente. Logo, podemos afirmar que meio ambiente é o objeto do Direito Ambiental e compõe o conjunto dos elementos naturais, artificiais e culturais que, uma vez integrados, propiciam o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas.
Dessa forma, e sem mais delongas mostramos recente pesquisa feita sobre a forma como o brasileiro vê o meio ambiente.
O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta quinta feira (25/11/2010) pesquisa que demonstra a tendência que de á muito já se sabia. A sociedade brasileira dá prioridade a preservação do meio ambiente em detrimento ao crescimento econômico. Foi num levantamento batizado de “ Sustentabilidade: Aqui e Agora”, mostrou que 60% dos entrevistados são favoráveis ao fim do uso de sacolas plásticas e 66% passariam a separar o lixo caso tivessem coleta seletiva no bairro onde moram. Entretanto, 90% dos pesquisados informaram que fazem uso das sacolas plásticas no momento da compra e só 27% compram produtos feitos de material reciclado.
Ressalte-se que, deve-se incentivar o uso de produtos orgânicos, como meio de preservar melhor a natureza, mas, no Brasil o preço de produtos orgânicos é elevado, chegam a custar até 20% mais caro do que outros produtos convencionais. Logo, existe uma barreira a esse mercado. Informa também o levantamento que 27% dos entrevistados compraram produtos sem agrotóxicos no último ano.
Dado que chama a atenção também é que somente 13% substituíram o automóvel pelo transporte coletivo. Sendo que a maior percentagem foi registrada na cidade de São Caetano do Sul – SP. Na cidade de São Paulo, foram 18%.
Com relação à informação sobre meio ambiente, 52% responderam que têm pouco conhecimento sobre o tema, 26% falaram que estão bem informados e 22% não souberam falar sobre o assunto.
Para 63% dos entrevistados, a escola é a principal responsável pela divulgação de ações de preservação ambiental. Já a solução dos problemas ambientais é de responsabilidade das prefeituras, conforme 40% dos 1.100 entrevistados.
Fonte: Min. Do Meio Ambiente.
0 comments: