Pois é amigo, a cidade de são Bernardo do Campo considera o reaproveitamento de resíduos sólidos, fonte de energia. Vale dizer, foi realizada uma audiência pública, cujo objeto foi o de informar a sociedade, por meio desta, a implantação de uma usina de energia movida por meio do reaproveitamento de material orgânico.
Ressalte-se, segundo o governo da municipalidade, este projeto contempla um processo único no País. Deu-se no último dia 10 de dezembro, portanto, a audiência pública da primeira parceria Público-Privada (PPP), no município, patrocinada pelo Governo Local.
Louvável decisão, haja vista, conforme informa os gestores, este projeto será implantado na região do Alvarenga, cuja intenção é o de acabar com a técnica de aterrar o lixo.
Dessa forma, o efeito vem a lume da seguinte forma: o lixo transforma-se em um composto orgânico, este gera um biogás e deste a energia elétrica.
ECOPONTO. O que é isso? É um local destinado aos munícipes, que querendo, possam dar destinação correta aos resíduos de construção civil.
O ECOPONTO é local constituído por um contêiner para receber despejo de lixo reciclável. Agora estes objetos estão sendo ampliados para recolherem resto de material de construção, ou seja, é meio de descarte para este tipo de material, evitando-se assim que sejam jogados em áreas ambientais ou mesmo espalhados em calçadas e ruas da cidade. Assim sendo, a intenção do governo municipal é o manejo integrado dos resíduos. Vale dizer que, cada administrado poderá depositar até o equivalente a uma caixa de água de 1000 litros.
Funciona, segundo o Jornal do Município, de segunda a sexta feira, das 8h às 17h. São 28 os pontos existentes para este fim. Informações: 4366-3660
Fonte: Jornal do Município (Nº 1.593, de 10/12/2010)
0 comments: