MP em ação. Promotor de Justiça investiga se Empresa Pública responsável pela direção e fiscalização do Rodoanel cumpre cronograma de ações para diminuir o impacto do empreendimento no trecho sul, nas áreas abrangidas pelas cidades de São Paulo, São Bernardo, Santo André e Mauá.
A compensação emerge do rompimento ambiental (impacto produzido) entre matas, rios e ecos sistema devido às obras do rodoanel nesta região. No caso do plantio de árvores, das 600.038 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, previstas na compensação ambiental para São Bernardo, apenas 44 mil forma plantada até o presente momento, o que representa 7%, isso é muito pouco. Logo, merece investigação.
Daí veio à necessidade de serem criados parques no número de setes, além de aporte de recursos implantação de infra-estrutura por meio de ações, como levantamento fundiário, cadastro social e remoção de famílias desapropriadas, cercamento, plano de manejo, construção de edificações e aquisição de equipamento para o parque do riacho grande, previstas como medidas mitigatórias, no caso de São Bernardo.
Embora caiba ao MP num primeiro momento cuidar dos interesses do meio ambiente como um todo, no mais, a obrigação de fiscalizar pertence a toda uma coletividade. O meio ambiente é direito difuso. A todos os seres pertencem. Votos de estima ao Órgão. (Fonte: ABCD Maior, 09/09/2011, p. 7)
0 comments: